sexta-feira, 25 de março de 2016

Alabê Ôni na 57ª Semana de Porto Alegre


Acontece entre os dias 27 de março e 02 de abril, a Semana de Porto Alegre no Museu Joaquim José Felizardo, localizado à Rua João Alfredo 582, na Cidade Baixa. A programação conta com o projeto Tambores de Porto Alegre, realizado pelo Alabê Ôni, grupo afro percussivo da capital, que reúne a exposição de mesmo nome, vivências de tambores afro gaúchos e shows do Alabê Ôni e da banda Bataclã FC.

Com o objetivo de levar ao Museu Joaquim Felizardo uma parte da história de Porto Alegre ainda restrita as suas comunidades tradicionais e desenvolver atividades culturais e de formação de público, a proposta da semana Tambores de Porto Alegre apresenta um acervo de elementos das manifestações afro gaúchas, em especial o Tambor Sopapo, os tambores do Candombe e do Batuque de Nação Oyó Idjexá e o Urucungos, reunidos a partir das pesquisas feitas pelo grupo Alabê Ôni, em uma exposição temporária, acompanhada de aula-show e vivências. Os visitantes e participantes das atividades terão acesso e contato com os tambores afro gaúchos, conhecendo e se reconhecendo dentro do contexto histórico de construção política e cultural da capital. 
 
A programação inicia no dia 27 de março, com aula-show do Alabê Ôni, às 16h, para abertura da Exposição. Já nos dias 29, 30 e 31 de março, acontecem as vivências sobre as manifestações populares afro gaúchas, sempre das 14h às 17h, com visita guiada à Exposição. 


Na sexta, dia 01 de abril, a Bataclã FC & Mastigadores de Poesia farão show especial tendo a cidade de Porto Alegre como tema, trazendo toda a poesia da Cidade Baixa e suas histórias. A programação encerra no dia 02 de abril, com show do Alabê Ôni seguido de cortejo, relembrando os cortejos de Candombe da Mãe Rita, figura que também será lembrada na exposição e nas vivências como referência desta manifestação em Porto Alegre.

Informações sobre a programação:  www.museudeportoalegre.com.br
Inscrições para as Vivências de Tambores: leticiab.bauer@smc.prefpoa.com.br ou telefone 3289 8275.

Serviço:
Semana de Porto Alegre – Projeto Tambores de Porto Alegre
Local: Museu Joaquim José Felizardo, Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa.
Período: 27 de março a 02 de abril de 2016

Realização:                                       
Prefeitura de Porto Alegre
Secretaria Municipal da Cultura
Museu Joaquim José Felizardo
Semana de Porto Alegre
TARRAFA Produções
Saia Rodada Comunicação e Produção Cultural

Nenhum comentário: