sábado, 19 de dezembro de 2015

Encerrando o ano iniciando um novo ciclo - Alabem Brasileiro 2016

O ano de 2015 marcou a consolidação do primeiro trabalho do grupo, de mesmo nome Alabê Ôni, onde produziu um DVD e um espetáculo apresentando o resultado de suas pesquisas sobre as manifestações culturais negras do Rio Grande do Sul. Após dois anos circulando pelo país através do projeto Sonora Brasil - Tambores e Batuques realizado pelo SESC, o grupo também circulou em Quilombos Urbanos na capital Porto Alegre, distribuindo gratuitamente DVDs para escolas, pontos de cultura e quilombos urbanos, por meio de financiamento do Fumproarte.  
Nas imagens: circulação com o espetáculo Alabê Ôni nos Quilombos do Sopapo, Areal e Kilombo da Arte.
 


Encerrando esse ciclo, já em processo de seu novo projeto, resultado da circulação por 120 cidades brasileiras, o grupo teve a oportunidade de iniciar um trabalho de resgate e revitalização do Centro Cultural Mestre Borel, desenvolvendo ensaios abertos e vivências de tambores gaúchos, resultando em uma parceria com a TVE/RS, montando uma apresentação para o programa Brincando no Baobá, especial sobre a semana da consciência negra, da TV Brasil.


Esses ensaios abertos também já traziam elementos que fariam parte do novo espetáculo, intitulado Alabem Brasileiro, onde o grupo traz para os tambores gaúchos, os toques de manifestações culturais de matriz africana de alguns dos Estados por onde passou como o tambor de crioula do Maranhão, Marabaixo do Amapá e o Samba do Recôncavo. 
O projeto segue a linha que o grupo vem desenvolvendo desde sua criação, de pesquisa das manifestações afro brasileiras com cantos e toques incluindo elementos indígenas e, assim como o primeiro trabalho, também conta com um documentário, mostrando entrevistas e mostras das manifestações e espaços culturais visitados pelo grupo, e um espetáculo musical.
Ao longo do segundo semestre de 2015, o Alabem Brasileiro pode ser experimentado em três momentos, sendo apresentado em Caxias do Sul, dentro da Aldeia SESC Caxias do Sul, também com oficinas. No Festival El Mapa de Todos, em Porto Alegre e no show especialmente montado para a pré-estreia oficial do espetáculo, no Teatro do SESC, em Porto Alegre. 
A seguir imagens das apresentações que contaram com a participação especial do percussionista Tuti Rodrigues em todas as apresentações e os convidados especiais na pré-estreia: Ìdòwú Akínrúlí, Orquestra Villa-Lobos, as coreiras Náthaly Weber, Emanuelle Maia e Letícia Cardoso (dançarinas de tambor de crioula), Carolinne Caramão.





Quem pode aproveitar um desses momentos, já sentiu o gostinho do que vem por ai. Em 2016, estreia o documentário e novo espetáculo Alabem Brasileiro. 
Desejamos a todos e a todas ótimas festas e um novo ano com muito axé! 
Facebook: https://www.facebook.com/alabeoniface/?ref=ts&fref=ts 

Nenhum comentário: